A infertilidade global pode mudar a trajetória demográfica do mundo, afetando gravemente a economia global nas próximas décadas.
Desse modo, a previsão é que isso ocorra antes do final deste século, a infertilidade da humanidade causará uma queda drástica na população global.
Logo, a causa raiz é a queda nos nascimentos, pois na maior parte do mundo, a taxa de fertilidade, o número médio de nascimentos por mulher, está em colapso.
Em 2000, a taxa de fertilidade mundial era de 2,7 nascimentos por mulher, confortavelmente acima da taxa de reposição de 2,1, na qual a população é estável.
Entretanto, hoje a taxa é 2,3 e continua caindo nos 15 maiores países por têm uma taxa de fertilidade abaixo da taxa de reposição. Isso inclui a América e grande parte do mundo desenvolvido.
Também a China e a Índia, que juntas respondem por mais de um terço da população global, isso está ocorrendo.
Lembrando que as consequências geradas pela pandemia para conter a contaminação da Covid-19, causou muitos divórcios, dificuldades financeiras, depressão, prejudicando ainda mais a vida social e a saúde psicológica das pessoas.
É importante destacar também que a vacinação em massa contra a Covid-19, causou muitos problemas de saúde em algumas pessoas, dentro delas a infertilidade.
O período pós pandemia global, está se mostrando muito desafiador e complexo para a humanidade, que se encontra em uma fase onde terá que decidir sobre o seu futuro e enfrentar as consequências dos bloqueios e vacinação em massa.