HD SSD, descobri que eu era infeliz e não sabia
HD SSD (Solid State Drive) é um dispositivo de armazenamento de dados usado em computadores e outros dispositivos eletrônicos.
Ao contrário dos discos rígidos tradicionais (HDD), que usam discos magnéticos rotativos para armazenar informações, um SSD é baseado em memória flash, sem partes móveis.
O HD SSD é composto por chips de memória flash NAND interconectados que retêm dados mesmo quando a energia é desligada.
Essa tecnologia permite um acesso mais rápido aos dados, pois não há necessidade de aguardar a rotação de um disco para ler ou gravar informações.
Vale a pena efetuar upgrade para HD SSD?
Se a sua dúvida ainda é se vale a pena efetuar a troca, ou se esse upgrade seria um daqueles resultantes em melhorias de nanosegundos, sim, vale a pena. Com certeza.
A melhoria no desempenho do equipamento, seja um PC ou Mac, é gritante.
A experiência obtida foi na troca efetuada em um iMac de 2011.
Apesar de ser uma máquina antiga, com processador e placa de vídeo defasados há mais de uma década, o desempenho atende muito bem as tarefas básicas.
Porém, para os aventureiros que buscam desconfigurar o sistema operacional com algumas tramoias mirabolantes, fazer rodar o macOS Ventura nessa máquina é sofrível.
Assim, a troca do HD original de fábrica por um SSD foi, além de fácil e relativamente barato, resultou em uma melhoria realmente surpreendente.
Dicas para efetuar a troca
Se o seu caso também for um iMac, pode seguir o tutorial desse vídeo.
Porém, se o modelo de equipamento for outro, ou um PC, no próprio YouTube existem vários outros tutoriais.
Para quem é leigo, a dúvida maior pode ser qual marca e modelo de SSD escolher. Já que opções de preços existem aos montes, o comparativo e a escolha pode ser complicada.
No meu caso, por acaso, escolhi por uma marca que somente depois descobri que não era uma marca top.
Entretanto, sem grandes surpresas. Funcionou, e continua funcionando bem.
Talvez provavelmente nessa questão de marca e modelo caiba esses casos de nanosegundos de diferença.
Em assim sendo, pagar por marca conhecida talvez não seja tão vantajoso, até mesmo porque essas marcas são alvo de imitações, de pirataria.
Vantagens no HD SSD
Existem várias vantagens no uso de um SSD em comparação com um HDD.
Em primeiro lugar, o SSD tem tempos de acesso muito mais rápidos, o que significa que o sistema operacional e os aplicativos carregam mais rapidamente.
Além disso, eles oferecem velocidades de transferência de dados mais rápidas, permitindo uma cópia e gravação de arquivos mais ágeis. O SSD também é mais resistente a choques e vibrações, pois não possui partes móveis suscetíveis a danos físicos.
O seu preço tem diminuído ao longo dos anos. Isso levou a um aumento na popularidade do SSD, especialmente para uso em laptops e desktops, por proporcionarem um desempenho significativamente melhor em comparação com o HDD.