Enorme diamante descoberto na Rússia
Uma joia de 390 quilates foi encontrada em uma mina no norte da Sibéria
O conglomerado diamantífero Alrosa anunciou na segunda-feira a descoberta do maior diamante da Rússia na última década.
A gema veio de uma mina no distrito de Anabar, na República de Sakha, também conhecida como Yakutia.
“Os especialistas ainda precisam estudar detalhadamente e avaliar o potencial e as características do diamante extraído, mas sem dúvida este é um recordista tanto para a nossa empresa como para a indústria diamantífera do país”, disse o Diretor Geral da Alrosa, Pavel Marinychev, classificando a descoberta como “um excelente final para a temporada de mineração de 2023”.
Diamante tem 390,7 quilates
O diamante tem 390,7 quilates, sido descoberto em 9 de setembro pela empresa Anabar Diamonds, uma subsidiária da Alrosa que opera a mina Mayat, no nordeste da Sibéria.
Segundo Alrosa, a descoberta aconteceu durante a lavagem noturna das areias diamantíferas.
Uma foto postada por Alrosa mostra um cristal com formato irregular e halo amarelo-acastanhado, uma combinação muito rara.
A gema ainda sem nome é ligeiramente menor que o diamante de 401 quilates, encontrado em 2013.
Outro diamante encontrado no mesmo lote é uma gema de 37,7 quilates com o clássico formato octaédrico, disse Alrosa. Ambos foram enviados a morfologistas para avaliação.
A Alrosa é o maior produtor mundial de diamantes, responsável por 30% do comércio global anual de 80 bilhões de dólares em pedras preciosas em bruto.
Ela explora os depósitos aluviais no Ártico da Rússia, tanto na Yakutia quanto na região de Arkhangelsk.
O trabalho é limitado pelas duras condições climáticas, mas é responsável por quatro por cento da produção mundial de diamantes em bruto.
Fonte: RT