quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Crise no Caribe: EUA enviam tropas e porta-aviões próximos à Venezuela

por Maria Gabriela Portugal
0 comentários 53 vistas
porta-aviões

Crise no Caribe: EUA enviam tropas e porta-aviões próximos à Venezuela. Os Estados Unidos enviaram um grande contingente militar para o Caribe, em uma das principais mobilizações da região nas últimas décadas. Segundo o Washington Post, mais de 16 mil militares — entre soldados e marinheiros — já foram destacados para uma área próxima à Venezuela, acompanhados por oito navios de guerra, uma embarcação de operações especiais e um submarino de ataque nuclear.

A chegada do porta-aviões USS Gerald R. Ford, prevista para a próxima semana, deve reforçar a presença americana com outros três navios e mais de 4 mil militares. Imagens de satélite também indicam o posicionamento de caças F-35 em bases dos EUA em Porto Rico.

Washington alega que a operação tem como foco o combate ao narcotráfico e acusa o governo de Nicolás Maduro de colaborar com “narcoterroristas”. Desde setembro, forças americanas já atacaram cerca de uma dúzia de embarcações supostamente ligadas ao tráfico de drogas. Caracas nega as acusações e acusa os EUA de “fabricarem uma nova guerra” para desestabilizar a região.

Analistas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) avaliam que a operação pode ter objetivos mais amplos do que o combate ao narcotráfico. O pesquisador Ryan Berg afirmou ao Post que o presidente Donald Trump “tem cerca de um mês para decidir se a operação se expandirá”, antes que o grupo naval precise ser redistribuído.

Publicidade

Enquanto isso, a Casa Branca enfrenta crescente pressão política interna. O senador republicano Rick Scott afirmou recentemente que “os dias de Maduro estão contados”. Questionado sobre os rumores de ataques, Trump negou qualquer plano militar direto, embora tenha admitido ter autorizado a CIA a conduzir “operações secretas letais” na região.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais

Adblock Detectado

Por favor, nos apoie desativando a extensão AdBlocker do seu navegador para o nosso site.