Coreia do Norte testou um novo drone de ataque nuclear

Foto: KCNA
A imprensa oficial norte-coreana noticiou na sexta-feira o teste de um novo drone subaquático de ataque nuclear, cuja missão é “produzir um tsunami radioativo em larga escala” por meio de uma explosão subaquática e destruir navios e portos inimigos.
A Coreia do Norte testou um novo drone de ataque nuclear subaquático esta semana em resposta aos exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA na sexta-feira (24 de março).
De terça a quinta-feira, o exército norte-coreano se desdobrou na província de Hamgyong do Sul e testou este novo sistema de armas, cuja missão é “produzir um tsunami radioativo em grande escala” por meio de uma explosão submarina e destruir navios e portos inimigos, segundo a KCNA recebido em Seul.
“Este drone de ataque nuclear subaquático pode ser implantado em qualquer costa ou porto e rebocado por uma embarcação de superfície”, informou a KCNA. No momento da explosão subaquática, o drone navegou por 59 horas e 12 minutos a uma profundidade de 80 a 150 metros.
“Avisando o Inimigo”
A Comissão Militar Centro-Norte do Partido dos Trabalhadores havia iniciado os testes “a fim de alertar o inimigo contra uma crise nuclear real e verificar a confiabilidade da força de autodefesa nuclear”.
A Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro na quarta-feira, conforme os militares sul-coreanos, que atualmente realizam exercícios conjuntos em larga escala com os Estados Unidos.
A Coreia do Norte vê todos esses exercícios como ensaios para uma invasão de seu território e repetidamente alertou que responderá a eles de maneira “massiva”.
Os novos lançamentos e testes ocorrem cerca de uma semana depois que Pyongyang testou seu míssil mais poderoso, o Hwasong-17, seu segundo teste de míssil balístico intercontinental (ICBM) em 2023.