Como o Business Process Outsourcing (BPO) auxilia na redução de custos?

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BPO

Business Process Outsourcing (BPO) ou terceirização de processos de negócios é uma maneira das empresas contratarem certas funções de negócios para provedores de serviços especializados.

Por isso, uma das principais razões pelas quais as empresas optam por terceirizar determinados processos de negócios é a redução de custos.

Como surgiu o BPO?

O conceito de terceirização de processos de negócios existe há muitos anos, contudo, evoluiu significativamente ao longo do tempo.

Primeiramente, nos primórdios da terceirização, as empresas geralmente contratavam o trabalho de fabricação e montagem para outros países onde a mão-de-obra era mais barata.

Essa prática, conhecida como offshoring, começou a crescer em popularidade nas décadas de 1960 e 1970, ao mesmo tempo que os custos de transporte diminuíram e a tecnologia de comunicação melhorou.

Contudo, nas décadas de 1980 e 1990, o foco da terceirização mudou para incluir uma gama mais ampla de funções de negócios, bem como atendimento ao cliente e recursos humanos.

Primordialmente, essa tendência foi impulsionada em parte pelos avanços na tecnologia da informação que, logo tornou-se mais fácil para as empresas transferir dados e se comunicar remotamente com provedores de serviços.

Assim como o BPO, a Damch também surgiu como uma forma de auxiliar na redução de custos de empresas que buscam aumentar a tecnologia e a busca pelos avanços na comunicação. 

Qual setor pode utilizar o BPO?

A terceirização de processos de negócios (BPO) é uma prática comum em diversos setores, incluindo: 

  • Serviços financeiros, onde é comumente usado para tarefas como processamento de reclamações, atendimento ao cliente e reconciliação de contas; 
  • Cuidados de saúde, usado para tarefas como cobrança médica, gerenciamento de registros médicos eletrônicos e agendamento de pacientes; 
  • Automotivo, onde o BPO pode auxiliar na repetição de novos negócios através da comunicação contínua, gerar documentos e deixar que franquias personalizem ofertas; 
  • Varejo, utilizado para tarefas como atendimento de pedidos, atendimento ao cliente e gerenciamento de estoque;
  • Educação onde a utilização de inteligência artificial (AR e VR) e de dados pode ser uma forma de diversificar e gamificar ferramentas já existentes.

Como o BPO pode reduzir custos?

O BPO pode ajudá-lo a reduzir custos de várias maneiras. A Damch consegue incluir esses benefícios através da IA:

Custos de mão de obra mais baixos

Ao terceirizar determinados processos, você pode aproveitar os custos de mão de obra mais baixos em outros países.

Reduza despesas gerais

Você pode economizar dinheiro em despesas gerais, como espaço de escritório e equipamentos, terceirizando processos que não exigem presença física.

Eficiência aprimorada

Os provedores de BPO geralmente possuem conhecimento especializado e tecnologia avançada que podem ajudar a melhorar a eficiência dos processos com os quais lidam, gerando economia de custos para sua empresa.

Flexibilidade

O BPO permite que você aumente ou diminua suas operações conforme necessário, ajudando você a economizar dinheiro durante períodos lentos.

Concentre-se nas competências principais

Ao terceirizar processos não essenciais, você pode liberar tempo e recursos para se concentrar em suas competências essenciais, o que pode ajudar a impulsionar o crescimento e aumentar a eficiência.

Para reduzir custos usando o BPO, é importante avaliar cuidadosamente quais processos podem ser terceirizados, escolher um fornecedor respeitável e econômico e negociar um contrato justo e transparente.

Um exemplo mais palpável para explicar a funcionalidade do BPO com os serviços da Damch é com o atendimento ao cliente e processamento de contas a pagar/contas a receber.

O provedor de BPO cuidará de todas as interações com o cliente, incluindo responder a perguntas, abordar reclamações e fornecer assistência por meio de vários canais, como telefone, e-mail e bate-papo ao vivo.

Outro exemplo de ação de BPO que pode ser terceirizada é o processamento de contas a pagar/contas a receber.

Assim, um provedor de BPO pode lidar com todo o processo, desde a entrada de dados da fatura até o agendamento de pagamentos de fornecedores e a comunicação com fornecedores, economizando tempo e recursos da empresa.

Ademais, isso acarretará uma economia em torno 30% dos custos mensais de uma empresa.

Qual é o futuro da terceirização de processos?

O futuro da terceirização de processos de negócios parece promissor à medida que mais e mais empresas estão recorrendo ao BPO para melhorar a eficiência, reduzir custos e permanecer competitivos no mercado global.

Portanto, existem várias tendências que provavelmente moldarão o futuro do BPO:

  1. Maior automação: à medida que a tecnologia avança, os provedores de BPO tendem a confiar mais na automação para lidar com tarefas de rotina, liberando trabalhadores qualificados para se concentrar em tarefas mais complexas que exigem julgamento e experiência humana.
  2. Maior especialização: espera-se que os provedores de BPO se tornem mais especializados para atender às necessidades específicas de seus clientes. Isso pode envolver a oferta de serviços especializados para setores específicos, saúde assim como finanças, ou a oferta de serviços especializados para funções comerciais específicas, como por exemplo recursos humanos ou marketing.
  3. Além disso, a globalização contínua significa que o BPO provavelmente continuará sendo uma indústria global, com as empresas voltando-se para os fornecedores de BPO por sua experiência e benefícios de redução de custos.

À medida que o uso de BPO continua a crescer, é importante que as empresas considerem cuidadosamente os potenciais benefícios e assim como desvantagens da terceirização para tomar decisões informadas que se alinhem com seus objetivos estratégicos.

(Patrocinado)

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