Como está o mercado de trabalho para programadores e desenvolvedores no Brasil atualmente?
O mercado de tecnologia no Brasil passou por mudanças nos últimos anos. Após uma onda de demissões em massa em 2022, os salários para desenvolvedores e programadores estão menores, há menos vagas disponíveis e a situação é pior para profissionais iniciantes (novatos).
Principais impactos
- Salários menores: os salários para desenvolvedores full stack, front-end e back-end com mais experiência (sênior) subiram 12% de 2022 para 2024, mas os salários de profissionais junior e plenos diminuíram em média 14,5%.
- Menos vagas disponíveis: com orçamentos menores, as empresas estão contratando menos, mas buscando profissionais com mais experiência que possam lidar com problemas maiores e tenham melhores habilidades socioemocionais.
- Cenário pior para novatos: os profissionais junior são os mais afetados, pois até 2022 conseguiam ser aceitos em vagas com remuneração acima da média, mas agora enfrentam mais dificuldades.
Motivos apontados
- A onda de demissões em massa em 2022, em meio ao aumento das taxas de juros globais e a menor demanda por serviços digitais durante a pandemia, obrigou as empresas de tecnologia a buscarem maior eficiência e reduzir custos.
- Isso resultou em equipes menores e menor demanda por novos profissionais, corrigindo uma “distorção” e “irracionalidade” nos salários anteriores.