Comércio entre China e Rússia deve ultrapassar 200 bilhões de dólares em 2023

Comércio Rússia China

O comércio bilateral entre China e Rússia está em crescimento e deve ultrapassar 200 bilhões de dólares em 2023.

No entanto, esse aumento no comércio está causando um acúmulo de contêineres com mercadorias chinesas nos depósitos ferroviários russos.

Atualmente, cerca de 150 mil contêineres excedentes estão empilhados, indicando um desequilíbrio entre a demanda e a oferta de transporte.

Segundo a Container xChange, uma plataforma comercial sediada em Hamburgo, Alemanha, há um movimento significativo de carga da China para a Rússia, mas um movimento escasso de retorno da Rússia para a China.

Isso está prejudicando o negócio de logística de contêineres devido ao desequilíbrio mencionado.

Sanções ocidentais e conflito na Ucrânia

Apesar das sanções ocidentais que cortaram as antigas ligações comerciais da Rússia e minaram as cadeias de abastecimento tradicionais, o comércio entre China e Rússia continua a aumentar.

Os três maiores portos de contêineres da Rússia estão recebendo um volume de mercadorias próximo aos níveis observados antes do conflito na Ucrânia em 2022.

Esses portos estão localizados em São Petersburgo, no Mar Báltico, Novorossiysk, no Mar Negro, e Vladivostok, na costa do Pacífico.

Para lidar com o aumento do comércio, o Fesco Transport Group, um dos maiores fornecedores de logística da Rússia, assinou contratos com o Jilin Northeast Asia Railway Group e a União de Empresários Chineses.

Expansão de transportadoras

O objetivo é monitorar as rotas existentes de transporte de contêineres entre a Rússia e a China e expandir o conjunto de potenciais transportadores na direção China-Rússia-China.

Segundo dados alfandegários chineses, o comércio entre a China e a Rússia aumentou 37% nos primeiros sete meses de 2023, totalizando 134,1 bilhões de dólares.

As exportações chinesas para a Rússia aumentaram 73%, chegando a cerca de 62,54 bilhões de dólares, enquanto as importações russas aumentaram 15%, totalizando 71,6 bilhões de dólares.

Conforme o governo russo, esperasse que o volume de comércio com a China supere os 200 bilhões de dólares em 2023, superando o recorde anterior de 190 bilhões de dólares, alcançado em 2022.

Compartilhe:

Deixe uma resposta