Casos de vírus “zumbi devorador de carne” aumentam no Japão

vírus zumbi devorador de carne no Japão

Casos de vírus zumbi “devorador de carne” conhecida como a síndrome do choque tóxico estreptocócica (STSS), potencialmente mortal, estão aumentando drasticamente no Japão. Até 5 de maio de 2024, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão registrou cerca de 801 casos de STSS este ano, quase três vezes mais do que no mesmo período do ano passado.

A síndrome STSS tem uma taxa de mortalidade de até 30% sendo causada por uma cepa altamente transmissível do estreptococo do grupo A chamada M1UK. Os sintomas incluem dor de garganta, febre, diarreia, vômitos e letargia. A doença afeta principalmente pessoas em seus 30 anos ou mais e pode levar à necrose dos membros e falência de múltiplos órgãos.

Primeiros sintomas do vírus “zumbi devorador de carne”

Especialistas dizem que o aumento nos casos de vírus “zumbi devorador de carne”, STSS, está ligado ao aumento nos casos de dor de garganta desde que as medidas anti-COVID foram flexibilizadas no Japão. A alta taxa de transmissão chegou a levar a seleção de futebol da Coreia do Norte a cancelar uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo no Japão em março de 2024.

Embora a STSS não seja uma doença respiratória como a COVID-19, especialistas em doenças infecciosas enfatizam que a higiene das mãos é crucial para prevenir a propagação dessa infecção estreptocócica invasiva. A razão para a disseminação avassaladora permanece pouco clara para as autoridades médicas japonesas.

Deixe uma resposta