Um canal de TV local na região de Stavropol, no sul da Rússia, revelou um apresentador artificial, criado com a ajuda de várias redes neurais.
Na terça-feira, a Svoye TV estreou seu novo programa, apelidado de ‘Future Forecast’. O canal explicou que a criação foi controlado por várias redes neurais, sendo “uma responsável pelo apresentador virtual, outra pela preparação do texto e a terceira pela geração de conteúdo gráfico”.
O programa está programado para ir ao ar cinco vezes por dia e é apresentado por um apresentador de IA chamado Snezhana Tumanova (um jogo de palavras em ‘neve’ e ‘névoa’ em russo).
“Ela é ambiciosa e procura substituir completamente os concorrentes humanos. Ao mesmo tempo, a direção do canal de TV ainda não pretende abandonar a versão clássica da previsão com uma pessoa viva”, observou o canal.
Os apresentadores de TV artificial já estão em uso há vários anos, com a China lançando uma ‘âncora de IA inglesa’ na agência estatal de notícias Xinhua em 2018. Vários veículos seguiram o exemplo desde então. Na semana passada, o principal jornal da China, o People’s Daily, revelou um apresentador de IA chamado ‘Ren Xiaorong’ que deve transmitir as notícias 24 horas por dia.