Black Friday 2022 já passou, você notou?
Black Friday já representou a principal data do varejo, entretanto, em 2022, as expectativas foram baixas.
A começar pelos anúncios das promoções. Pouco se viu, comparado a anos anteriores.
O que antes chegava até a incomodar, em 2022, foi sutil.
Com exceção de algumas poucas redes e marcas maiores, que repetiram os ritmos das campanhas anteriores.
Até está parecendo aquelas histórias que começam, “no meu tempo era diferente, no meu tempo era assim…”
Porém, a fórmula para 2022 não poderia trazer outro resultado.
Primeiramente, consumidor inseguro com os rumos da economia e mercado com juros altos.
Isso resultou no varejo menos agressivo em descontos e promoções.
Por fim, baixos excedentes de produção industrial ditaram o ritmo da Black Friday em 2022.
Origem da Black Friday
A origem da data é incerta. Contudo, tem-se ao certo que foi nos Estados Unidos.
O calendário estaria fortemente ligada a passagem do feriado de Ação de Graças e o início das compras natalinas.
É possível que o termo tenha se fortalecido por volta das décadas de 1970 e 1980.
No Brasil, o ‘costume’ é mais recente.
A inauguração da data no país ocorreu em 2010 e foi totalmente online, aproveitando a boa fase das vendas por e-commerce.
Retração
Neotrust, empresa que monitora o mercado, em parceria com a ClearSale, revelaram que a Black Friday desse ano foi 34,18% menor em faturamento que a data no ano passado.
Copa do Mundo
Ainda há que se considerar que neste ano a data foi afetada pela coincidência com a Copa do Mundo no Catar, realizada em calendário especial devido ao clima na região.
O evento costuma influenciar a compra de TVs e de eletrônicos em geral, bem como também de vestuários ligados ao tema das seleções dos países, especialmente a brasileira.