Banco Mundial eleva previsão de crescimento da economia russa
Banco Mundial eleva previsão de crescimento da economia russa.
O Banco Mundial elevou suas projeções para o desempenho econômico da Rússia nos próximos anos. Conforme o relatório Perspectivas Econômicas Globais 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) russo deve crescer 2,9% em 2024 e 1,4% em 2025. Essa é uma revisão positiva em comparação com as previsões anteriores de 2,2% e 1,1%, respectivamente.
A economia russa surpreendeu positivamente em 2023, registrando um crescimento de 3,6%, acima das projeções iniciais de 2,6% em janeiro e 1,6% em outubro do ano passado. Contudo, o Banco Mundial atribuiu esse resultado a uma demanda interna mais forte do que o esperado, impulsionada por empréstimos imobiliários subsidiados, medidas fiscais e um mercado de trabalho apertado. Além disso, os gastos militares mais elevados também contribuíram para a atividade econômica.
O relatório do Banco Mundial também observou que os laços comerciais entre a Rússia e a China se fortaleceram, com mais transações sendo realizadas em yuan chinês, à medida que Moscou continua sua reorientação econômica em direção ao Leste.
O presidente russo, Vladimir Putin, havia anteriormente declarado que o crescimento econômico do país superou a média global, após uma queda de 1,2% em 2022 devido às sanções relacionadas à Ucrânia. Entretanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também projeta que a Rússia terá o maior crescimento entre as principais economias avançadas em 2024, com uma expansão de 3,2% do PIB.
Tanto o Ministério das Finanças quanto o Banco Central da Rússia forneceram suas próprias estimativas para o crescimento econômico em 2024, com o ministério esperando um desempenho semelhante a 2023 e o banco projetando uma taxa entre 2,5% e 3,5%.