Banco Mundial anuncia ajuda emergencial ao Rio Grande do Sul
O Banco Mundial, The World Bank, está prestando apoio emergencial ao estado do Rio Grande do Sul diante do impacto causado pelas chuvas e inundações no estado. A instituição disponibilizou aproximadamente US$ 125 milhões (cerca de R$ 625 milhões) em recursos de projetos em andamento para realocação imediata. Esses recursos são provenientes dos projetos “Programa de Resiliência Urbana no Sul do Brasil”, “Programa de Revitalização da Área Central de Porto Alegre” e “Programa de Apoio ao Novo Bolsa Família”. Além disso, equipes do Banco Mundial estão prestando assistência técnica em avaliação de danos, priorização e execução de fundos.
Ademais dos recursos financeiros, equipes do Banco Mundial estão fornecendo assistência técnica gratuita para auxiliar as autoridades federais, estaduais e municipais a lidar com o grande volume de decisões e ações necessárias em várias frentes. Essa assistência inclui avaliação de danos e necessidades, planejamento de ações e estratégias para garantir a execução mais eficiente dos recursos. A priorização é baseada nas necessidades mais urgentes do governo e em estreita coordenação com outros parceiros.
Novos recursos disponibilizados
O Banco Mundial está em diálogo com os governos federal, estadual e municipal, bem como com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para disponibilizar novos recursos aceleradamente. O Banco Mundial utilizará esses recursos para financiar a recuperação e fornecer assistência técnica na estruturação do chamado “Plano Marshall” de reconstrução do estado, que incluirá o desenvolvimento de estruturas de resiliência urbana e mitigação de inundações.
Contudo, Sophie Naudeau, Diretora Interina e Gerente de Operações do Banco Mundial para o Brasil, expressou solidariedade à população do estado do Rio Grande do Sul afetada por esse recente desastre. Ela destacou a ampla experiência do Banco Mundial na administração de crises e reconstrução após desastres naturais em diversos países ao redor do mundo. Naudeau ressaltou o comprometimento da instituição em colaborar com as autoridades competentes para prevenir que futuros desastres causem danos pessoais e materiais tão significativos.
Entretanto, desastres como o ocorrido no Rio Grande do Sul destacam a necessidade de uma preparação mais robusta para eventos climáticos futuros, que tendem a se tornar mais frequentes. Ademais, recentemente, o Banco Mundial aprovou um novo conjunto de ferramentas de resposta a crises, permitindo que os países redirecionem rapidamente recursos não utilizados em sua carteira para facilitar e agilizar o alívio em emergências.
Fonte: Banco Mundial-World Bank