Banco digital grátis 2022 – nós avaliamos 3 opções

BANCO DIGITAL

Banco digital ainda é uma boa opção para quem não necessita de grandes operações bancárias.

Esse tipo de instituição financeira, além de ser em grande parte livre de taxas, promete um processo de abertura da conta mais rápido e simples.

Origem do banco digital

O banco digital, também conhecido como fintech, é regulamentado no Brasil desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) – Resoluções 4.656 4.657.

Em suma, tratam-se de empresas financeiras com operações tecnológicas inovadoras.

Vantagens

Um banco digital destaca-se dos bancos convencionais por normalmente oferecer gratuidade na utilização.

Outra vantagem está na facilidade de abertura da conta. A operação é feita sem a necessidade de comparecer a uma agencia bancária.

A propósito, outra característica desses bancos está exatamente em não possuirem agencia física.

Suas principais vantagens são as seguintes:

  • Agilidade de ser 100% online, ou seja, além da abertura da conta, todas as oprações são realizadas pelo site ou aplicativo do banco.
  • Interligação com a Rede 24 Horas, contando com uma ampla oferta de caixas automáticos.
  • Respostas para as principais demandas costumam ser mais rápidas do que nos bancos convencionais.
  • Por sua base ser totalmente tecnológica, o foco em segurança é crucial para garantir a operação.

Testamos 3 opções

Mas, será que tudo é como realmente parece ser?

Nós testamos a experiência de abrir uma conta corrente empresarial em 3 opções de banco digital, Inter, Cora e C6.

Apesar de existirem indicadores na internet que contam um pouco a respeito da satisfação do consumidores com as empresas, nada melhor que uma prova pessoal.

Esses indicadores podem ser utilizados como base para um primeiro “filtro”. Afinal, há muitas oções de banco digital.

Outro corte para seleção pode estar no comparativo das ofertas de serviços e nos preços para os serviços opcionais.

Nesse sentido há de se comparar também a quantidade de transações gratuitas oferecidas por operação.

Inter

Das 3 opções que selecionamos, essa foi a única que conseguimos concluir a abertura da conta corrente.

Assim que encerrou o prazo de 5 dias úteis anunciado pela empresa para análise cadastral, recebemos a confirmação da abertura da conta.

Contudo, não tivemos uma experiência nada simples.

A experiência negativa fica para a redudância nas etapas de segurança.

Talvez provavelmente uma pessoa com maior paciência não se incomode, entretanto, a realidade é que são etapas e mais etapas de checagem que não funcionam perfeitamente.

Contra-senha por SMS, depois, por e-mail, além disso, cadastro da biometria facial. Uma, duas, três, perdemos a conta de quantas vezes esse processo se repetiu.

Primeiramente, pedem para informar o código enviado por SMS. Depois, é preciso informar o código enviado por e-mail. Entretanto, o e-mail não chega.

Se bem que, com certeza, o pior está no cadastro da biometria facial. Virar a cabeça para um lado, para o outro, para cima, para baixo…não funcionou, repete-se.

Cora

Em 2019 tivemos a experiencia de ter uma conta nessa fintechs.

Nessa ocasião o banco atendeu todas as nossas expectativas, sem problemas.

Assim, essa foi a nossa primeira escolha de abertura de conta em 2022.

Por mais que esse banco ainda não ofereça opções de aplicações financerias, a experiência positiva fez com que o selecionássemos.

Entretanto, no momento em que tentamos abrir a conta recebemos logo uma negativa de “usuário existente”.

O detalhe é que a conta aberta anteriormente encontra-se encerrada.

O suporte do banco nos disse que, “no momento, não é possível abrir uma nova conta para pessoa com uma conta encerrada no banco”.

Mesmo que se tente abrir uma nova conta para outra empresa, a vinculação que fazem é com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do usuário.

C6

Decerto, entre todas, essa foi a experiência mais frustante.

No momento, passados mais de 10 dias da solicitação da abertura da conta, ainda estamos no aguardo da conferência dos documentos.

Isso quando a mensagem do App diz “geralmente levamos poucos minutos para ter uma resposta”.

Inesperadamente, durante esse período todo, recebemos um séria de mensagens publicitárias por SMS ofertando a abertura de conta corrente, como se já não tivéssemos feito isso.

Buscamos o atendimento do banco, contudo, esse nada resolveu até o momento.

Isso tudo após uma verdadeira batalha para efetuar o cadastro pelo App do banco.

A coleta de biometria facial é um teste de paciência à parte.

Por mais de uma vez tivemos que retomar o processo desde o início por perda de conectividade do App.

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