Audiência no LinkedIn requer conhecer comportamentos

0
858
AUDIÊNCIA NO LINKEDIN

Audiência no LinkedIn resulta de métodos de atração, aponta pesquisa inédita.

Pesquisa da Gombo, primeira agência brasileira especializada em atuação na maior rede corporativa do mundo, traz insights para empresas, marcas e criadores de conteúdo.

Para empresas, marcas e criadores de conteúdo, entender melhor a audiência e encontrar formas de alcançá-la são a alma do negócio.

São informações que servem como insights para a exploração dessa plataforma de maneira comercial e para engajamento.

O estudo foi realizado em parceria com a Lumen Academy, patrocinadora da pesquisa.

Baixe o ebook “Decifrando o Comportamento dos Usuários do LinkedIn”, produzido com os resultados da pesquisa, de forma gratuita aqui.

Audiência no LinkedIn

Essa é a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre o assunto. Assim, a pesquisa contou com a participação de 2.977 usuários ativos da plataforma.

Esse número independeu da frequência do usuário na rede, cobriu todas as regiões do Brasil e também brasileiros que moram e trabalham no exterior.

Como resultados, por exemplo, o estudo aponta o alto nível de escolaridade dos entrevistados:

  • Ensino Superior (42,1%);
  • Especialização/MBA (43,4%);
  • Mestrado (5,3%);
  • Doutorado (1,4%).

De mesmo modo, outro dado importante envolve a desempenho das postagens patrocinadas na rede: 49% dizem já ter clicado em posts do gênero.

Já sobre a produção de conteúdo na rede: 42% das pessoas que responderam estão produzindo ativamente e, deste grupo, apenas 5,4% produz conteúdo diariamente.

Sobre a frequência de acesso dos entrevistados ao LinkedIn, 56,7% responderam que acessam a rede muito frequentemente e 34,5%, frequentemente.

“Por muito tempo, o LinkedIn foi encarado pelos usuários como uma plataforma para busca de empregos. Hoje, porém, a rede é muito mais que isso, e possibilita a produção de conteúdo, funciona para aprendizagem e também para a comercialização de produtos e serviços. Ao apresentar um raio X do comportamento dos brasileiros no LinkedIn, a pesquisa traz insights para a utilização dessa plataforma por empresas e criadores de conteúdo de maneira estratégica, já que define os perfis dos usuários”, diz Erih Carneiro, cofundador e COO da Gombo.

Resultados

Ao longo de 31 páginas, o ebook reúne informações que possibilitam às marcas, empresas e aos produtores de conteúdo, traçarem atuações mais eficazes no LInkedIn.

Assim, é possível aprimorar a participação, o engajamento, a influência, a imagem e a reputação na rede corporativa.

“Outro ponto fantástico que os resultados da pesquisa ressaltaram é como o LinkedIn, além de uma rede social profissional, é um oceano azul para criadores de conteúdo. Enquanto 87% das pessoas afirmaram gostar de ler, ouvir ou ver o que é compartilhado no LinkedIn, temos uma parcela bem menor criando conteúdo por lá: 39,3% afirmaram que gostam de compartilhar conteúdos. Mas, levando a análise para uma frequência semanal, apenas 18,1% das pessoas afirmaram criar conteúdos semanal ou diariamente. Quando pensamos que 18,1% fornece os conteúdos para 87%, é uma oportunidade gigantesca que muitos estão deixando passar”, diz Dimitri Vieira, cofundador e especialista em negócios digitais na Gombo.

Dicas para exploração da plataforma com eficácia

Com base na pesquisa e na experiência trabalhando com marketing e criação de conteúdo com foco no LinkedIn, Erih Carneiro e Dimitri Vieira elencaram algumas dicas para a exploração da rede social por empresas, marcas e criadores de conteúdo.

Fortalecer a marca

Ao criar conteúdo para a maior rede profissional do mundo, o bom gerenciamento da rede social ajuda na construção de identidades de empresas, marcas e de pessoas.

É importante apostar na diversificação dos conteúdos e na apresentação de novidades, já que isso estimula o engajamento. É preciso escapar do mais do mesmo.

Não adianta acompanhar os concorrentes para assim identificar e cobrir eventuais gaps. É necessário sair na frente da concorrência.

Construção de identidade

Um bom método de comunicação na rede social contribui para a construção de imagem e de reputação, o que atualmente está totalmente vinculado aos propósitos. É importante manifestar as crenças.

Como exemplo, nas manifestações antidemocráticas e de vandalismo ocorridas no dia 8 de janeiro em Brasília (DF), empresas dos mais diferentes portes e setores utilizaram o LinkedIn para afirmar a importância de trabalhar em favor da democracia no país.

Participar de debates

Atualmente, comportamentos isentos não são mais adequados e, muitas vezes, sequer toleráveis.

Por muitas vezes, é importante participar de debates.

Posicionar.-se sobre os temas é uma recomendação. Entretanto, isso não quer dizer que é necessário ter opinião e comentar sobre todo e qualquer assunto.

Ser referência é mais que dominar um assunto ou oferecer um bom produto: é ter propósitos e opiniões.

Oportunidades de negócios

A construção de imagem e a participação em debates relevantes são benéficas para o engajamento, ou seja, para ter notoriedade e relevância. Isso é importante para a geração de negócios: parceiros comerciais buscam vínculo com quem é referência.

Por meio da análise das informações obtidas na “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn” e de uma atuação comercial estratégica, somadas ao posicionamento com responsabilidade social, as empresas, marcas e criadores de conteúdo podem utilizar o LinkedIn como vitrine e uma forma de potencialização de negócios.

Sobre a Gombo

A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o Linkedin. Uma startup jovem, em atividade desde março de 2022, no entanto que traz um board com grande experiência. Entre os fundadores estão dois Top Voices da plataforma.

Erih Carneiro formou-se em contabilidade e finanças pela Universidade de Feira de Santana. É Mestre e Doutor em Administração pela Uninove. Foi Visiting Scholar na  Universidade de Surrey (Reino Unido).

Partiu para o empreendedorismo após uma passagem de 16 anos pelo Banco do Brasil e de se tornar um criador de conteúdo e palestrante sobre carreiras e diversidade.

Dimitri Vieira é engenheiro eletricista pela Universidade de Minas Gerais e também pela Universidade de Brigthon (Reino Unido). O profissional tem passagem pela Rock Content como especialista de marketing e professor, e também é mentor de marcas pessoais com foco no LinkedIn, escritor e criador de conteúdo.

Deixe uma resposta