Atividade do comércio avança 5,1% em 2023

0
831
ATIVIDADE DO COMÉRCIO

Atividade do comércio aponta crescimento, sendo o maior registrado nos últimos 18 meses.

Começando o ano de forma positiva, as vendas do varejo físico no Brasil cresceram 6,1% em janeiro, comparado ao mesmo período de 2022.

O número foi o maior registrado pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian nos últimos 18 meses. O número chegou a 10,6% em julho de 2021.

Ademais, no recorte por setores, todos apresentaram expansão em relação ao ano anterior, e o de Veículos, Motos e Peças saiu a frente com 13,1%.

Em seguida está o segmento de Combustíveis e Lubrificantes (10,1%), depois Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (4,6%).

Em quarto lugar vem Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (3,9%).

Por fim, material de Construção (2,3%) e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (1,2%) fecham o ranking.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi “o comércio ainda está sentindo os efeitos positivos das comemorações de fim de ano, em que há um incentivo maior ao consumo. Mas é importante reforçar que, nesse momento, é imprescindível que os lojistas se planejem, organizem o caixa das empresas e definam estratégias para alavancar as vendas e manter o ritmo nos próximos meses”.

Outro fator que implica diretamente no varejo é a inadimplência dos consumidores.

“Somente com a diminuição da taxa de inadimplentes no país e, consequentemente, com a recuperação do poder de compra destas pessoas, é que então poderemos ver uma melhora expressiva no comércio” explica Rabi.

Atividade do comércio com leve queda na variação mensal

Mesmo com resultados superiores aos do último ano, na comparação mensal com dezembro de 2022, as vendas do comércio apresentaram uma leve queda de 0,5%. Nesta análise, o segmento Veículos, Motos e Peças apresentou a maior baixa (-2,1%), enquanto Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios teve a maior alta, de 1,0%.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais à base de dados da Serasa Experian.

Essas consultas são realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais.

As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas. Há o corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento. Isso, relativo a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.

Ademais, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas. Assim sendo, isso é feito pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios. Desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas.

Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007.

Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia. Com isso, auxilia 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação. A empresa continuamente incorpora os mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Deixe uma resposta