Argentina pede diálogo com Reino Unido sobre ilhas Malvinas
Diálogo entre Argentina e Reino Unido novamente entram no radar.
Argentina e o Reino Unido sempre estiveram em desacordo sobre as Ilhas Malvinas.
Sendo que o Reino Unido reafirmou seu controle sobre o arquipélago em 1833.
As Ilhas Malvinas, também chamadas Ilhas Falkland, é um arquipélago no Oceano Atlântico, localizado no sul do oceano Atlântico, na plataforma continental da Patagônia.
As principais ilhas estão a cerca de 483 quilômetros a leste da costa do sul da América do Sul.
Novas discussões
O Ministério da Defesa da Argentina, convocou Londres para discussão e resolver a questão da soberania das Ilhas Malvinas, que considera parte de seu território ultramarino.
Aliás, a Argentina fez, esta semana, mais uma oferta para negociar com o Reino Unido.
“Acreditamos no direito internacional, e na solução pacífica de controvérsias e por isso pedimos diálogo e que os britânicos finalmente se sentem para conversar sobre a disputa de soberania nas Malvinas”, disse Ministério da Defesa da Argentina.
Conflito, resolução e referendo
Lembrando que, a Grã-Bretanha venceu um conflito armado de dez semanas com a Argentina em 1982.
No entanto, Buenos Aires ainda considera as ilhas como parte de seu território, argumentando que recebeu a terra quando a Argentina conquistou sua independência da Espanha em 1816.
A Resolução 2062 da Assembleia Geral da ONU, de 1965, reconhece a disputa entre Buenos Aires e Londres e convoca as partes a encontrar uma solução.
Contudo, o documento não é vinculativo.
Sendo que, em 2013, o Reino Unido realizou um referendo, no qual as 3.400 pessoas que residem no arquipélago votaram para que as ilhas permaneçam um território ultramarino britânico.