Apagão cibernético global: O que aconteceu?

Apagão cibernético global: O que aconteceu?

Uma falha no software da Microsoft Windows causou o colapso de sistemas de computador em todo o mundo, paralisando os serviços de controle de tráfego aéreo, bancos e emissoras.

De acordo com relatórios da mídia e especialistas, os usuários do Windows 10 foram os mais afetados pela crise, atribuída a uma atualização recente do CrowdStrike, um software antivírus baseado na web/nuvem, que entrou em conflito com os sistemas da Microsoft.

Conforme as informações fornecidas, a Microsoft declarou à Reuters que a causa subjacente da interrupção global foi corrigida, mas reconheceu que o impacto residual continua afetando alguns de seus aplicativos e serviços.

Por outro lado, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca informou à CNN que o governo Biden está ciente da interrupção e está “analisando a questão e os impactos” do incidente.

Enquanto isso, o governo do Reino Unido realizou uma reunião de emergência sobre o incidente, e o Conselho de Segurança Nacional dos EUA afirmou que está investigando o problema e seus impactos.

Aeroportos e o apagão cibernético global

O Aeroporto Internacional de Dubai informou que retornou às operações normais após alguns de seus procedimentos de check-in terem sido afetados pela paralisação global. O aeroporto observou que “as companhias aéreas prontamente mudaram para um sistema alternativo, permitindo que as operações normais de check-in fossem retomadas rapidamente”.

Portanto, pode-se concluir que, embora a Microsoft esteja trabalhando para resolver os problemas remanescentes, o governo dos EUA está acompanhando de perto a situação e o Aeroporto de Dubai conseguiu retomar as operações normais após fazer ajustes temporários.

Entretanto, problemas também foram reportados na Austrália, Nova Zelândia, Índia e Japão. O site de monitoramento Down Detector também registrou interrupções nos serviços da Microsoft Store, Amazon, além de companhias aéreas como Delta e Ryanair.

Microsoft e CrowdStrike

Em entrevista à NBC, o CEO do CrowdStrike, George Kurtz, lamentou o impacto causado aos clientes, viajantes e a todos os afetados. Kurtz, confirmou que um bug de software na atualização do CrowdStrike entrou em conflito com os sistemas da Microsoft, causando o colapso dos sistemas de computador em todo o mundo.

Kurtz disse que a empresa está trabalhando com seus clientes para voltar ao normal, mas não pôde especificar um prazo para a resolução completa.

Rússia não foi afetada

O Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia declarou que a interrupção reforça a necessidade de reduzir a dependência do país em relação a software estrangeiro, especialmente para infraestrutura crítica. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia declarou que os sistemas do Kremlin e as autoridades de aviação e ferroviárias russas não foram afetados pela falha da Microsoft.

Efeitos do apagão cibernético no Brasil

Conforme Ministério das Comunicações do Brasil, não foi detectado nenhum problema nos serviços de telecomunicações brasileiros até o momento, apesar do apagão cibernético que está afetando voos, telecomunicações e bancos em todo o mundo. A equipe técnica do Ministério das Comunicações está realizando uma extensa varredura e monitoramento contínuo para garantir que não haja interrupções ou impactos nos serviços de telecomunicações no país.

Deixe uma resposta