Alimentos processados: são um perigo para a saúde?

O que a enorme indústria de alimentos processados estão nos oferecendo nas gôndolas dos mercados. Decidir o que comer pode parecer mais complicado do que nunca. Sobretudo em questão das consequências que geram em nosso corpo, que não está aceitando esse tipo de alimentação. Sabendo que, os problemas de saúde gerados, são danosos a nossa saúde. Primeiramente vamos entender o que são exatamente os alimentos processados e por que são tão prejudiciais à nossa saúde.
O que são alimentos processados?
Os alimentos processados são quaisquer alimentos alterados durante a preparação para torná-los mais convenientes, estáveis nas prateleiras ou saborosos. Pois, a maioria dos alimentos que comemos foi processada de alguma forma quando chega ao nosso prato.
Sobretudo, podem ser divididos em minimamente processados e altamente processados. Sendo que, as comidas minimamente processadas são frequentemente lavados, descascados e/ou cortados por conveniência, como saladas embaladas e vegetais pré-cortados.
Enquanto os alimentos que contêm vários ingredientes para melhorar seu sabor, textura e estabilidade seriam considerados altamente processados.
Razões para não comer
Aumento do risco de câncer: alguns alimentos contêm propriedades cancerígenas, como acrilamida presente em alimentos ricos em amido, como batatas chips.
Muito açúcar, sódio e gordura: geralmente incluem níveis altos de açúcar, sódio e gordura.
Falta de valor nutricional: o processamento pesado retira dos alimentos seus nutrientes básicos, e é por isso que muitos alimentos hoje são enriquecidos com fibras, vitaminas e minerais.
Calorias densas e viciantes: são projetados para estimular o centro de dopamina de “sentir-se bem” do nosso cérebro, fazendo-nos desejar mais deles no futuro.
Ganho de peso: além de serem mais rápidos para digerir, a densidade calórica dos alimentos processados, facilita o ganho de peso e a obesidade.
Cheio de ingredientes artificiais: são utilizados aditivos para alterar a cor, textura, sabor e odor, bem como ingredientes como conservantes e adoçantes.