quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Alemanha não tem mais dinheiro para UE

por Maria Gabriela Portugal
0 comentários 13 vistas
ALEMANHA UE ORÇAMENTO

Com seu orçamento drenado pela Ucrânia, o bloco está pedindo a seus membros que contribuam mais.

Embora a Alemanha seja o maior contribuinte do bloco, ela foi forçada a fazer cortes à medida que sua economia se contrai.

Conforme o Ministério das Finanças, houveram cortes necessários no orçamento alemão, atualmente a Alemanha não poderá fazer nenhuma contribuição adicional ao orçamento da União Europeia.

À mesma conclusão chegaram outros Estados-membros.

Publicidade

UE estourou seu orçamento

A UE estourou seu orçamento de longo prazo até 2027, na maioria como resultado dos generosos pacotes de ajuda do bloco à Ucrânia. 

Segundo os últimos números de Bruxelas, a UE deu a Kiev 72 bilhões de euros (US$ 79 bilhões) em ajuda econômica, militar e humanitária desde que a operação militar da Rússia na Ucrânia começou em fevereiro passado.

Apesar dessa saída sem precedentes drenando seus cofres, a Comissão Europeia está preparando um pacote adicional de ajuda financeira de 72 bilhões de euros para manter a economia ucraniana até 2027.

De acordo com Ministério das finanças alemão a comissão divulgará um relatório na próxima semana pedindo aos estados-membros mais dinheiro para cobrir a conta.

Alemanha é o maior contribuinte da UE

A Alemanha é o maior contribuinte líquido da UE, contribuindo com 21,4 bilhões de euros ao orçamento do bloco em 2021.

Sua vizinha, a Polônia, é o maior dreno líquido do orçamento, recebendo 12,9 bilhões de euros em 2021.

Desindustrialização

Antes considerada a potência industrial da Europa e a economia mais resiliente da UE, a Alemanha está atualmente passando por uma desindustrialização como consequência de sua decisão de cortar o gás russo barato e fazer a transição para energia verde mais cara. 

A economia alemã entrou em recessão nos primeiros três meses deste ano, e o governo do chanceler Olaf Scholz planeja revelar cerca de 20 bilhões de euros em cortes orçamentários ainda este mês.

No entanto, a votação do orçamento pode ser adiada, já que os parceiros de coalizão no Partido Verde defendem aumentos de impostos em vez de cortes de gastos.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais

Adblock Detectado

Por favor, nos apoie desativando a extensão AdBlocker do seu navegador para o nosso site.