Abertura de empresas: não há motivos para se comemorar

ABERTURA DE EMPRESAS

Abertura de empresas no Brasil, número invariavelmente noticiado como algo animador, não revela muito a se comemorar.

Por exemplo, em janeiro de 2023 o Brasil registrou 357.937 empresas abertas.

Assim, as notícias são normalmente acompanhadas de outras informações animadoras.

Ainda sobre o dado mais recente, disponibilizado pelo governo no Mapa de Empresas, comparado a janeiro de 2022, houve uma alta de 3,9% na abertura de empresas nesse ano.

Na realidade, não há motivos para se comemorar. Ou, ao menos, não haveria motivo para grandes comemorações.

Primeiramente, porque grande parte dessas reportagens omitem um dado igualmente ou mais relevante. O número de fechamento de empresas no período.

Balanço de empresas

No Brasil, na média dos últimos oito anos (desde 2015), para cada 10 empresas abertas, 5 são fechadas.

A cada 10 empresas abertas, 5 são fechados

Ou seja, o número de abertura de empresas a se ‘comemorar’, na prática, representa metade do número veiculado.

Em janeiro de 2023, ao mesmo tempo em que foram abertas 357.937 empresas, outras 201.397 foram fechadas.

Desse modo, o indicado do mês referente ao balanço de empresas (diferença entre os números de abertura e de fechamento) ficou pior do que a média.

Nesse janeiro, a cada 10 empresas abertas, praticamente outras 6 foram fechadas.

Já o ano de 2022 fechou com um número melhor, com 4 empresas fechadas para cada 10 abertas.

Perfil de empresas

Outro dado relevante normalmente omitido se trata do perfil das empresas no Brasil.

Atualmente o país contabiliza 20.417.635 empresas ativas. Contudo, grande parte se tratam de micro empresas ou empresas de pequeno porte.

93,6% das empresaS ativas são EPP, MEI ou ME

Assim, somente 1.297.728, ou 6,4% do total, se tratam de empresas que podem ser consideradas de porte maior.

Classificando mais um nível nesse perfil, 1.004.889 são empresas individuais ou de sociedade limitada.

Posto que, a capacidade de contratação de funcionários e o faturamento são maiores para o menor número de empresas ativas no Brasil (menos de 300 mil empresas), novamente, o número total deve ser analisado com mais cautela.

Curvas de aprendizado

Por fim, não pode ser descartado o fato de uma empresa recém-aberta ainda não possuir um faturamento mínimo esperado.

Por vezes, a depender do perfil do negócio, o primeiro faturamento ocorre após meses da abertura, isso quando o negócio não se mostra vendável e a empresa é encerrada sem sequer ter faturado.

Ainda assim, a empresa que fecha também pode deixar uma lacuna de faturamento e contribuir para o desemprego.

Deixe uma resposta