A importância dos laços Rússia-China para a ordem internacional

CHINA RUSSIA ONU PUTIN

O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou o progresso nas relações entre Moscou e Pequim, argumentando serem centrais para a política internacional.

“Os laços entre as duas potências são cruciais para trazer estabilidade ao mundo”, disse o presidente russo.

Falando em uma reunião com o conselheiro de Estado chinês Wang Yi em Moscou na quarta-feira, Putin afirmou que as relações estão se desenvolvendo como planejamos, acrescentando que as duas nações estão alcançando novos marcos. 

O líder russo também disse que as relações internacionais se tornaram mais precisas desde o colapso da ordem mundial bipolar há várias décadas.

“Neste cenário, a cooperação entre a República Popular da China e a Rússia na arena global, como enfatizamos em diversas ocasiões, é crucial para estabilizar a situação internacional”, afirmou o presidente Putin.

Putin destacou ainda a cooperação entre Moscou e Pequim em diversos organismos internacionais, inclusive nas Nações Unidas e em blocos como o BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai. 

O líder russo disse que Moscou antecipou uma visita do presidente chinês, Xi Jinping, assim que Pequim concluísse os itens de sua agenda doméstica. 

“Presumimos que realizaremos nossos planos em relação aos encontros presenciais, o que dará um impulso adicional às nossas relações”, acrescentou Putin.

Na terça-feira, o Wall Street Journal citou fontes dizendo que o líder chinês poderia viajar para a Rússia em abril ou início de maio, e que ele pode aproveitar a oportunidade para pressionar por negociações de paz multipartidárias em uma tentativa de encerrar o conflito na Ucrânia.

Ao contrário dos países ocidentais, a China se recusou a condenar a operação militar da Rússia na Ucrânia e não aderiu a sanções contra Moscou. 

Pequim acusou repetidamente os EUA de incitar o conflito, argumentando também que Washington tentou abusar de seu status hegemônico.

Deixe uma resposta