Mercosul e Singapura assinam acordo de livre-comércio
O Mercosul e Singapura assinaram um acordo de livre-comércio durante a 63ª Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.
Esse é o primeiro acordo desse tipo firmado entre o bloco sul-americano e um país da região da Ásia-Pacífico, além de ser o primeiro acordo de livre-comércio assinado pelo Mercosul em 12 anos.
O acordo abrange diversos aspectos, como comércio de bens e serviços, investimentos, micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias e fitossanitárias.
Além disso, o acordo oferece oportunidades comerciais e de investimentos para ambas as partes, ao mesmo tempo, em que preserva a capacidade de formular políticas de interesse público.
Contudo, Singapura é um dos principais destinos das exportações do Mercosul e um importante parceiro de investimentos para o bloco.
Em 2022, a corrente de comércio entre o Mercosul e Singapura foi de aproximadamente US$ 10 bilhões.
Entretanto, Singapura também é o sétimo principal destino das exportações brasileiras no mundo, com vendas de cerca de US$ 8,4 bilhões em 2022, sendo o segundo maior mercado asiático para as exportações brasileiras, atrás apenas da China.
Em relação a investimentos, Singapura ocupou a 12ª posição como origem de investimento estrangeiro direto no Brasil em 2021.
O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai estabeleceram o Mercosul em 1991.
Posteriormente, a Venezuela e a Bolívia aderiram ao bloco. No entanto, a Venezuela está suspensa desde 2017 devido ao não cumprimento de cláusulas.
Ao Mercosul também são associados o Chile, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru e o Suriname.
Leia Mais: Brasil anuncia investimentos em infraestrutura em países da América do Sul
Fonte: EBC