Alta nos preços dos combustíveis já é percebida sobre o frete

O consumidor que compra regularmente por meio de sites de e-commerce já percebeu, os fretes de hoje já não são os mesmos de outrora.
Na realidade, há mais de um ano que o frete se tornou um das maiores preocupações para quem vende pela internet.
E não haveria de ser diferente para quem compra. Afinal, o consumidor nunca gostou de pagar pelo frete.
Atualmente, a oferta de frete grátis está cada vez mais difícil de ser encontrada.
Preço da gasolina
As projeções, com o aumento de hoje no litro da gasolina e do óleo diesel pela Petrobras, são de R$ 7,849 por litro de gasolina.
Entretanto, ao visitar hoje alguns postos na cidade de São Paulo, percebeu-se que o reajuste ainda é ‘tímido’.
Na realidade, ainda há um bom estoque do produto na praça, que tem sua procura cada vez menor com a subida do preço.
Paridade com o salário mínimo (SM)
A tabela a seguir traz o valor médio do litro da gasolina no país e o salário mínimo no ano.
Ano | SM R$ | Gasolina R$ | Litros |
2018 | 954 | 4,199 | 227 |
2019 | 998 | 4,305 | 232 |
2020 | 1.045 | 4,462 | 234 |
2021 | 1.100 | 5,492 | 200 |
2022 | 1.212 | 7,849 | 154 |
No ano de 2020, por exemplo, com um salário mínimo era possível comprar 234 litros de gasolina.
Atualmente, confirmada a projeção, seria possível comprar 154 litros de gasolina, 34% menos que em 2020.
De 2020 para 2022 o aumento no valor do litro da gasolina estaria na ordem de 76%.
Frete alto, problema ou oportunidade?
A conta é simples. Quando menor o valor unitário do produto, mais o frete se torna um problema.
Em simulações efetuadas hoje em alguns sites de e-commerce, foi possível encontrar produtos vendidos, por exemplo, por R$ 50,00, com o frete pelo mesmo valor, ou até maior.
Se bem que esse problema pode se tornar uma oportunidade.
Os sites estão rapidamente adaptando seus carrinhos de compras, que assim passam a oferecer frete grátis acima de um certo valor total de compras.
Isso redireciona parte do problema com o frete, podendo até mesmo gerar mais vendas.
Por outro lado, produtos de grandes volumes ou pesos podem ter a venda comprometida, ou até mesmo inviabilizada, pela internet.
Outras alternativas que devem se tornar cada vez mais comuns são o “compre e retire”, que na realidade ‘maquia’ o problema do frete, e a entrega programada.
Uma operação logística bem elaborada, com a maximização das rotas e da carga transportada no dia, poderá fazer grande diferenças.