Brasil importa quantidade recorde de petróleo da Rússia

Em outubro, Rússia entregou uma quantidade recorde de petróleo ao Brasil, tornando-se o terceiro maior fornecedor do país, informou a RIA Novosti na sexta-feira, citando estatísticas.   

O Brasil retomou as importações de petróleo bruto da Rússia em setembro, após uma interrupção de dois anos, disse o meio de comunicação.   

A Rússia exportou 207 mil toneladas de petróleo bruto no valor de 133 milhões de dólares em outubro, numa altura em que reforçará a sua posição como principal exportador de combustíveis para o parceiro membro do BRICS, como parte de esforços mais amplos para construir novos mercados.   

As remessas de outubro foram as maiores desde pelo menos 1997, tanto em termos de volume como de valor, uma vez que não existem estatísticas anteriores disponíveis publicamente, observou a RIA. 

Antes disso, o volume recorde de compras de petróleo russo pelo Brasil ocorreu em maio de 2002, quando totalizou 139,8 mil toneladas.    

O aumento das exportações auxiliou a Rússia a tornar-se o terceiro maior fornecedor de petróleo do Brasil no mês passado, atrás dos EUA (346 milhões de dólares) e da vizinha Guiana (187 milhões de dólares). 

Os cinco principais fornecedores de petróleo bruto para o Brasil também incluem a Argélia (112 milhões de dólares) e a Arábia Saudita (98 milhões de dólares).  

BRICS

Juntamente com o Brasil, dois outros países BRICS, a Índia e a China, emergiram como os compradores mais ativos do petróleo russo desde que a UE e o G7 impuseram um embargo acompanhado de limites máximos de preços ao petróleo e aos produtos petrolíferos russos.   

Entretanto, analistas dizem que o desconto no petróleo russo é um benefício financeiro para o Brasil, à medida que o seu governo luta para reduzir o custo dos combustíveis para transporte.

Deixe uma resposta