EUA realizam explosão subterrânea em local de testes nucleares

Foto: Canva
A Rússia decidiu se retirar de um tratado de proibição de testes de 1996, e após essa decisão, os EUA conduziram uma explosão subterrânea em um campo de testes nucleares no Nevada.
A ação ocorreu logo após os legisladores russos aprovarem a retirada de um tratado internacional que proíbe todos os testes nucleares.
De acordo com um comunicado da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) do Departamento de Energia dos EUA, o experimento realizado no Local de Segurança Nacional de Nevada (NNSS) envolveu “altos explosivos químicos e radiotraçadores”.
Corey Hinderstein, vice-administrador da NNSA para a não-proliferação nuclear de defesa, afirmou que essas experiências visam desenvolver novas tecnologias em apoio aos objetivos de não-proliferação nuclear dos EUA.
Entretanto, Hinderstein também destacou que os testes ajudarão a melhorar a detecção de testes subterrâneos de explosivos nucleares, contribuindo para a redução das ameaças nucleares globais.
Conforme informado no comunicado de imprensa, vários laboratórios dos EUA coletaram dados utilizando diferentes tipos de sensores.
Os pesquisadores utilizarão os dados para validar novos modelos preditivos de explosão e algoritmos de detecção.
A medida foi adotada para alcançar a paridade com os EUA, que não ratificaram o acordo internacional.
Contudo, Mikhail Ulyanov, o enviado russo à ONU em Viena, reiterou o compromisso de Moscou em manter uma moratória não oficial sobre os testes, assim que a retirada do CTBT estiver finalizada, a menos que Moscou seja forçado a fazê-lo.
Contudo, Ulyanov, ressaltou que retomar os testes nucleares seria negativo para o mundo moderno e para a manutenção da estabilidade, considerando a turbulência já existente nas relações internacionais.
Moscou seguirá o exemplo
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que, se os EUA retomarem os testes nucleares como parte da modernização de seu arsenal, Moscou seguirá o exemplo.
Vale ressaltar que nenhuma das nações realizou testes nucleares reais desde o início da década de 1990, sendo que o último teste realizado por Moscou foi em 1990, antes do colapso da URSS.
Fonte: RT