Mossad teme transferências de armas russas para o Irã
O chefe da principal agência de inteligência de Israel, Mossad, expressou preocupação com o fato da Rússia poder fornecer munições avançadas e matérias-primas ao Irã, colocando em risco a segurança nacional israelita e, possivelmente, a existência do país.
Em uma conferência anual no Instituto de Política Antiterrorista da Universidade Reichman em Herzliya ,no último domingo, o diretor do Mossad, David Barnea, afirmou que Teerã forneceu a Moscou, drones kamikaze após a eclosão do último conflito armado russo-ucraniano iniciado em fevereiro de 2022.
“Nosso medo é que os russos transfiram para os iranianos em troca o que lhes falta, armas avançadas que certamente colocarão em risco a nossa paz, e talvez até a nossa existência aqui”, disse Barnea, citado pelo Times of Israel.
Barnea acusou Teerã de usar “equipes proxy” para atacar judeus em Israel e no estrangeiro, alertando que a República Islâmica procura formas de adquirir nova tecnologia de mísseis e drones mais poderosos.
A Ucrânia e os membros da OTAN acusaram a Rússia de usar UAV iranianos, principalmente o Shahed-136, para atacar cidades ucranianas. Moscou insiste que só utilizou armas produzidas internamente.
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, disse em Novembro de 2022 que Teerã entregou “um número limitado” de drones à Rússia, mas meses antes de Moscou lançar a sua operação militar na Ucrânia.