Cidade de Nova York instala dispensadores gratuitos de drogas

Foto: AFP
A primeira máquina de venda automática de “saúde pública” da cidade de Nova York, abastecida com apetrechos gratuitos para drogas e inaugurada em uma esquina do bairro infestado de drogas de Brownsville, no Brooklyn, já havia sido esvaziada de quase todo o seu conteúdo 24 horas após a instalação, informou o New York Post.
As máquinas, contudo, estão bem abastecidas com kits para “fumar mais seguro” contendo cachimbos de crack grátis, equipamento para “cheirar mais seguro”, tiras de teste de fentanil, sprays nasais Narcan para reversão de overdose, goma de mascar de nicotina e preservativos, a grande caixa azul continha apenas um kit para reversão de overdose e um par de tiras de teste, no dia seguinte da instalação.
Entretanto, a cidade planeia instalar mais três tabacarias de esquina, cada uma custando 11 mil dólares, nos bairros que mais sofrem com a crise da overdose de opiáceos.
Conteúdo gratuito
O conteúdo permanecerá gratuito para qualquer pessoa que inserir seu código postal no teclado, e a organização sem fins lucrativos Serviços para os Desfavorecidos os manterá.
“Estamos no meio de uma crise de overdose em nossa cidade, que está tirando de nós um colega nova-iorquino a cada três horas e é uma das principais causas da queda na expectativa de vida em Nova York”, disse o comissário de saúde de Nova York, Ashwin Vasan, em um comunicado anunciando o lançamento da máquina de venda automática.
“Continuaremos a lutar para manter nossos vizinhos e entes queridos vivos com cuidado, compaixão e ação”, declarou ele, enfatizando a distribuição de “ferramentas que salvam vidas como, reversor de overdose Naloxona” em vez da distribuição de kits de “uso mais seguro”.
Há relatos de planos de estocar seringas nas máquinas também.
Perry Perlmutter, CEO da Services for the Underserved, descreveu a iniciativa como “uma virada de jogo para esta parte do East Brooklyn”, observando que o conteúdo das máquinas “preveniria overdoses, infecções e outros riscos à saúde associados ao uso de substâncias” em além de “itens essenciais que podem melhorar a qualidade de vida de todos os nova-iorquinos, independentemente de sua renda, seguro ou situação habitacional”.
Overdoses em NY batem recorde
As overdoses na cidade de Nova York atingiram o nível mais alto de todos os tempos, com 2022 a caminho de quebrar o recorde de 2.668 mortes por overdose de 2021. Só no primeiro semestre de 2022, foram registradas 1.370 mortes por overdose.
Tal como os controversos locais “seguros” de injeção de drogas de Nova Iorque, cujo número deverá aumentar de dois para cinco até 2025, as máquinas de venda automática de parafernália parecem ser inspiradas na cidade canadense infestada de drogas de Vancouver, que tem vendido cachimbos de crack e alguns narcóticos reais, fora das máquinas de venda automática durante quase uma década em nome da “redução de danos”.
Embora Nova York pareça ser a primeira cidade dos EUA a oferecer uma gama completa de apetrechos para drogas gratuitamente em máquinas de venda automática, outras cidades como Los Angeles também começaram a distribuir “kits para fumar”, além de Narcan e tiras de teste e o trocas de seringas que existem há décadas.