IBM demite 3900 funcionários
A IBM Corporation juntou-se à onda de demissões de gigantes da tecnologia, dizendo que cortará parte de sua força de trabalho global.
A empresa descreveu a mudança como resultado principalmente de vendas anteriores de ativos.
O anúncio foi efetuado na quarta-feira, quando a empresa revelou que cortará 3.900 empregos ou cerca de 1,5% de seus funcionários em todo o mundo.
A IBM disse que as demissões estavam relacionadas à cisão e venda anunciada anteriormente de seu negócio Kyndryl e uma parte da unidade de IA Watson Health.
A empresa de tecnologia disse que os cortes estavam inteiramente ligados à reorganização das unidades de negócios, acrescentando que “não é uma ação baseada no desempenho de 2022 ou nas expectativas de 2023”.
As ações da IBM caíram 2% nas negociações após o anúncio.
Na quarta-feira, a empresa também reportou ganhos mistos, com receita ligeiramente acima do esperado, mas lucro operacional e fluxo de caixa livre abaixo do projetado.
Em sua previsão, a IBM disse que o fluxo de caixa livre no ano fiscal de 2023 deve ser de US$ 10,5 bilhões.
A notícia chega quando outras grandes empresas de tecnologia reduzem suas forças de trabalho em todo o mundo em meio a crescentes preocupações de uma desaceleração global.
Na semana passada, a Alphabet, controladora do Google, e a Microsoft anunciaram demissões de 12.000 e 10.000 funcionários, respectivamente, seguindo movimentos semelhantes de outras grandes empresas de tecnologia Amazon, Meta Platforms e Twitter.