Nicolás Maduro, Lula da Silva e a “pátria grande”
Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, discursou no último dia 12 no Palácio Legislativo Federal, em Caracas, capital do país.
Em trecho do seu discurso falou de conversa que tivera com os colegas Lula da Silva (Brasil), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina).
Assim, afirmou o momento ser oportuno para formação de uma “pátria grande”, com o propósito de unir todos os povos da América Latina e do Caribe.
Irmãos mais velhos
Esse novo bloco de poder, segundo o presidente venezuelano, teria o apoio da Rússia e China, sobre os quais, chamou seus respectivos presidentes de “irmãos mais velhos”.
O que disse Nicolás Maduro
Abaixo, a descrição do trecho de seu pronunciamento, que também pode ser visto no vídeo na sequência.
“Eu falava com o Presidente Lula da Silva, por telefone, outro dia.
Falei pessoalmente com o Presidente Gustavo Petro, falei com o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está chegando uma hora nova, uma hora especial, para juntar os esforços e os caminhos dos povos da América Latina e Caribe, para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas, de um poderoso bloco de poder econômico, que fale ao mundo, que convide o mundo, também, à integração, que convide o mundo à construção, de novos polos de poder, dessa comunidade de destino compartilhado, de que fala nosso irmão mais velho, o presidente Xi Jiping.
A humanidade como uma comunidade de destino compartilhado ou desse mundo pluri polar, multicêntrico, de que fala nosso irmão mais velho, o presidente Vladimir Putin.
Para que esse mundo chegue, faz falta um bloco latino-americano caribenho, coeso, unido, avançado.
E assim o digo, assim o anuncio: Venezuela se apresenta, se coloca a frente da batalha pela construção desse mundo de pátria grande, dessa força independente e soberana, que trará mais felicidade, progresso e prosperidade a nossa pátria e a todo continente latino-americano e caribenho.”