Foca no jornalismo
Foca no jornalismo, afinal, o que seria do mundo sem informação?
A frase traz duplo sentido.
O primeiro, refere-se ao verbo transitivo ‘focar’, no sentido de pôr em destaque; salientar; pôr em evidência.
Assim, dê importância ao jornalismo, recomenda a frase.
O segundo, refere-se ao substantivo que dá nome ao mamífero marítimo, utilizado no Brasil para referenciar o profissional jornalista em início de carreira.
Portanto, os dois sentidos buscam ressaltar a especial relevância existente no bom jornalismo.
Ademais, sobre o profissional em início de carreira, a atenção deve ser maior, com o propósito de formar bons profissionais.
Foco no jornal
Todavia, o que vemos nas últimas duas décadas, intensificando-se mais recentemente, é um setor cada vez mais desacreditado.
Temos sido treinados a olhar para tudo como se fosse fake news, ou notícias falsas.
Se bem que, antes desse termo ganhar ênfase, já havia a ‘imprensa marrom’.
Esse termo seria equivalente no Brasil ao termo norte-americano ‘yellow press’ ou ao português ‘imprensa tabloide‘.
Consiste, não necessariamente com base em mentiras, a angariar audiência por meio de noticiários sensacionalistas.
No Brasil, o jornal Notícias Populares destacou-se como ‘imprensa marrom’.
Publicado nas décadas de 1960 até 2000, o jornal Notícias Populares trazia por detrás do seu slogan, “Nada mais que a verdade”, ênfase na violência, no sexo e no crime.
Seja pelo apelo sensacionalista ou em seu extremo pela mentira, isso faz somente os profissionais e os veículos de comunicação caírem cada vez mais no descrédito.
É um atalho perigoso para se ganhar notoriedade, a que mérito?
Qualidade e ética
Talvez provavelmente esse rumo se reverta quando a preocupação voltar a ser com a qualidade da escrita e com a ética na comunicação.
Infelizmente, a enxurrada de textos, publicados cada vez em velocidade maior, levam à batalha de somente chamar atenção, independentemente do conteúdo.
Mas, a imprensa tradicional entrou nessa briga de uma maneira errada.
Ao invés de buscar ‘vender’ credibilidade na informação, essa enfornou-se no atalho rápido das mídias sociais, competindo em um ambiente ao qual sequer deveria fazer parte.
Contaminou-se
Assim, tão logo saia desse atoleiro, maiores serão as chances de sobreviver.
A notícia deve ser veiculada com o propósito único de informar, e não pela batalha por cliques e seguidores.
Foco no foca
As mídias sociais cobram seu preço, e não é nada barato.
A batalha por cliques e seguidores faz desaparecer a palavra escrita.
Essa, aliás, propositalmente tem pouco espaço nas mídias sociais.
Valorizam-se os textos curtos, as hashtags (palavras indexadoras), as imagens, especialmente àquelas que se tornam memes (populares) e os vídeos, em geral, de curta duração.
A escrita e o hábito de escrever e ler, têm sido cada vez mais desvalorizados.
Decerto, na explanação ‘foca no jornalismo’, é preciso primordialmente ter foco no foca.
Promoção editorial
A T1E1, que surgiu para trazer informações precisas, acima de tudo, sobre temas realmente relevantes, oferecerá, a partir de dezembro de 2022, seu espaço editorial para divulgação de matérias jornalísticas escritas por iniciantes na carreira.
Foca no jornalismo
O objetivo é contribuir no desenvolvimento desses profissionais, oferecendo-lhes, primeiramente, espaço gratuito para divulgarem seus textos.
Ao divulgarem seus textos estarão, também, promovendo seus nomes no jornalismo.
Os textos passarão por uma análise crítica, sendo revisados ortográfica e gramaticalmente.
Para participar, basta enviar o texto pelo nosso formulário.
Parcerias
Nós da T1E1 estamos abertos a receber propostas de parcerias para patrocinar nossa promoção editorial.
Empresas, instituições de ensino e demais interessados, entrem em contato conosco.