IDF ataca Hezbollah após disparos de foguetes do Líbano
IDF ataca Hezbollah após disparos de foguetes do Líbano.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que realizaram ataques aéreos contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano na quarta-feira. Essa ação seguiu o anúncio do Ministro da Defesa, Yoav Gallant, sobre “uma nova fase” na guerra de Israel contra o Hamas em Gaza e militantes pró-palestinos no Líbano.
A IDF atingiu um lançador de foguetes e vários edifícios usados pelo Hezbollah em Jebbayn, Haltam Kafr Kila, Odaisseh e Chama.
Os bombardeios ocorreram após os militantes dispararem mais de 40 foguetes do Líbano em direção ao norte de Israel. O Hezbollah prometeu retaliar, especialmente depois que dispositivos usados pelos militantes explodiram, matando pelo menos 32 pessoas e ferindo cerca de 3.200. Embora Israel não tenha confirmado seu envolvimento, diversas fontes relataram que a agência de espionagem Mossad equipou os dispositivos com explosivos.
Para responder ao aumento das tensões com o Hezbollah, a IDF realocou sua 98ª Divisão de Paraquedistas de elite da região norte de Gaza para a fronteira com o Líbano, conforme declarou o Chefe do Estado-Maior, Herzi Halevi.