Supercomputador Colossus é lançado e rivaliza com OpenAI

Supercomputador Colossus, da xAI é lançado e rivaliza com OpenAI.

A nova startup de inteligência artificial, a xAI, está avançando com a ativação do supercomputador Colossus. Localizado no Tennessee, esse sistema é agora o maior cluster de computação de IA do mundo, equipado com impressionantes 100 mil processadores Nvidia Hopper H100. O objetivo é treinar o modelo de linguagem Grok, que competirá diretamente com o GPT-4 da OpenAI.

O Supercomputador Colossus é “o sistema de treinamento de IA mais poderoso existente”. Além disso, foi revelado planos para dobrar sua capacidade em breve, com a adição de mais 50 mil chips Nvidia H200. O lançamento do Grok-3, uma versão ainda mais avançada do modelo, está previsto para dezembro e promete superar concorrentes como Llama, do Meta, e Gemini, do Google.

Para financiar esses projetos ambiciosos, a empresa xAI levantou US$ 6 bilhões em uma rodada de investimento, atraindo grandes nomes do setor, como Andreessen Horowitz e Sequoia Capital. Entretanto, também foi indicado a proposta um investimento de até US$ 5 bilhões da Tesla na xAI.

Entretanto, a instalação do Colossus gera preocupações sobre o uso de recursos na região. O sistema requer até 1 milhão de galões de água por dia para resfriamento e consome 150 megawatts de energia. Apesar dessas questões, a empresa xAI mantém seu foco em velocidade e escala, afirmando que “qualquer coisa pode ser acelerada” em seus processos de gestão.

Deixe uma resposta