Rússia desenvolve vacina contra o câncer

Russia vacina cancer

Rússia desenvolve vacina contra o câncer.

O Ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, revelou que a Rússia está finalizando os testes de uma vacina contra o câncer. Essa vacina foi desenvolvida conjuntamente pelo Instituto de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, o Centro de Oncologia Blokhin e o Instituto de Pesquisa Oncológica Hertsen.

Testes e resultados esperados

Atualmente, a vacina está passando por testes pré-clínicos, sendo esperado receber os primeiros resultados até o final do ano e depois lançar os testes clínicos. Entretanto, segundo o ministro, a vacina é uma vacina terapêutica, ou seja, será administrada as pessoas já diagnosticadas com câncer.

Tecnologia avançada e abordagem personalizada

A vacina foi desenvolvida com base na tecnologia de mRNA, similar àquela utilizada nas vacinas contra a COVID-19 produzidas pela Pfizer e Moderna. De acordo com Aleksandr Gintsburg, chefe do Instituto Gamaleya, a nova vacina pode ser usada para qualquer tipo de câncer e será “individual, projetada para uma pessoa específica”. Essa abordagem visa auxiliar o sistema imunológico a distinguir células saudáveis de células malignas.

Importância da pesquisa contra o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo, com a Organização Mundial da Saúde estimando cerca de 20 milhões de novos casos e 9,7 milhões de mortes em 2022. Portanto, o desenvolvimento de novas terapias, como essa vacina russa, representa um avanço significativo no combate a essa doença devastadora.

Avanços globais em vacinas personalizadas

Além da Rússia, outros países também têm trabalhado no desenvolvimento de vacinas personalizadas contra o câncer. Por exemplo, o Reino Unido iniciou testes clínicos de uma vacina dessa natureza, com resultados iniciais promissores na destruição de células tumorais remanescentes e na redução do risco de recorrência da doença.

Deixe uma resposta