Crise na Argentina: Brasil socorre com gás da Petrobras
Crise energética atingiu a Argentina, forçando o Brasil a intervir rapidamente com fornecimento de gás da Petrobras para evitar colapso.
A Argentina enfrenta uma grave emergência energética devido a um aumento atípico no consumo de gás natural provocado por um frio intenso que não era registrado há décadas no país. Autoridades argentinas alertaram que o país corria o risco de um colapso em seu sistema energético, o que poderia afetar severamente sua economia.
Para evitar esse cenário, o governo brasileiro tomou medidas urgentes para socorrer seu vizinho. A Petrobras, estatal brasileira de energia, atuou rapidamente fornecendo gás natural para a Argentina. Um navio com 44 milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) foi contratado às pressas para mitigar a escassez de combustível no país vizinho.
Inicialmente, a Petrobras não aceitou a carta de crédito do Banco de la Nación, o banco central argentino, e exigiu um novo documento. No entanto, após intensos contatos diplomáticos entre os dois países, a Argentina recebeu finalmente o gás natural, evitando assim impactos econômicos negativos em sua economia.