Rússia celebra Dia da Vitória com gigantesca parada militar
A Parada do Dia da Vitória celebrou o 79º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, foi uma impressionante demonstração do poder militar da Rússia. Realizada na icônica Praça Vermelha em Moscou, a parada contou com a participação de mais de 9.000 militares e aproximadamente 75 unidades de equipamento militar.
Este evento anual é de grande importância para o povo russo, simbolizando a vitória sobre o nazismo e honrando a Grande Guerra Patriótica. O presidente russo, Vladimir Putin, tradicionalmente participa do desfile, reforçando seu papel como comandante supremo das forças armadas.
Além dos regimentos e companhias dos diversos ramos das forças armadas russas, a parada deste ano também contou com a presença de soldados que combateram na guerra na Ucrânia. Entre os líderes mundiais presentes estavam os líderes de Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Cuba, Laos e Guiné-Bissau.
A Parada do Dia da Vitória vai além de um evento militar; é uma expressão de identidade nacional e um lembrete dos sacrifícios feitos pela Rússia. Também proporciona uma oportunidade para a Rússia exibir suas mais recentes tecnologias militares e fortalecer sua posição no cenário mundial.
Discurso de Vladimir Putin
Em seu discurso no Dia da Vitória em Moscou, presidente Vladimir Putin destacou a prontidão das forças estratégicas russas para defender a soberania e afirmou que a Rússia fará tudo ao seu alcance para prevenir um conflito global, ao mesmo tempo, em que não permitirá ameaças ao país.
Por fim, Putin também expressou gratidão aos heróis envolvidos na operação militar especial e lembrou daqueles que morreram lutando contra a Alemanha na 2ª guerra mundial e durante o conflito na Ucrânia. O discurso foi encerrado com salvas de canhão e o hino nacional russo.