Taxas de frete marítimo estão disparando em todo mundo
As perturbações no Mar Vermelho estão causando um aumento significativo nos preços dos contentores em todo o mundo.
De acordo com um artigo publicado no domingo pelo Wall Street Journal, o custo médio de um contentor mais do que duplicou no último mês.
O artigo afirma que os contínuos ataques Houthi a navios de carga no Mar Vermelho estão tendo um impacto nas cadeias de abastecimento globais, resultando em atrasos nos envios e aumento nos custos de transporte.
Segundo dados da Drewry Shipping Consultants, sediada em Londres, o custo médio mundial de envio de um contentor de 40 pés (aprox. 12 m) aumentou 23% na semana encerrada em 18 de janeiro, chegando a US$ 3.777. Isso representa o dobro do valor cobrado há um mês.
Contudo, o WSJ observou que os aumentos nos preços estão sendo sentidos além das rotas comerciais perturbadas que ligam a China à Europa e à Costa Leste dos EUA.
China – Los Angeles
Por exemplo, as taxas para enviar um contentor da China para Los Angeles aumentaram 38% na semana passada, chegando a US$ 3.860.
As grandes empresas com contratos de longo prazo estão pagando sobretaxas de 20% ou mais sobre as taxas contratuais para compensar os custos mais elevados, como combustível e seguros.
Os rebeldes Houthi, baseados no Iémen, têm realizado ataques com drones e mísseis no Mar Vermelho desde o início do conflito Israel-Hamas, em Outubro.
Entretanto, o grupo prometeu continuar os ataques até que as hostilidades terminem e o bloqueio israelense a Gaza seja levantado.
Além disso, o aumento do risco de ataques no Mar Vermelho levou as principais empresas de transporte marítimo a evitar o Canal de Suez, sendo a rota mais rápida para o transporte de carga entre a Ásia e a Europa.
Segundo dados do FMI, o tráfego marítimo nesta rota vital, que normalmente representa 15% do transporte comercial global, caiu 37% em relação ao ano anterior, até agora em 2024.