O Brasil alcança a marca de 1.812 municípios nos quais foi liberada a utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. No total, esses locais abrigam mais de 122 milhões de brasileiros, quase 60% da população do país.
No dia 28 de agosto, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 100 cidades brasileiras, sendo 73 municípios do Rio Grande do Sul e outros 27 em Santa Catarina.
Conforme a Anatel, essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.
“A liberação da faixa do 5G é uma das primeiras etapas desse trabalho contínuo que o Governo Federal desenvolve, de norte a sul do país, para levar a quinta geração de dados móveis a todo brasileiro, a toda escola e unidade de saúde.
Os compromissos das operadoras vencedoras do leilão do 5G vão até 2030, mas seguimos trabalhando para adiantar esse prazo”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Cidadãos que ainda não possuem TV Digital e ainda recebem as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
O Governo Federal oferece kits gratuitos para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É fundamental ser realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos.
Pessoas que recebem sinal pela antena espinha de peixe ou por antena digital interna não precisam realizar a troca.
Para saber mais sobre a liberação da faixa de 3,5GHz, acesse o painel que o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) disponibiliza com os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e o planejamento aprovado para as próximas liberações.
Fonte: Agência EBC